Está pensando em montar uma academia de sucesso, mas não consegue decidir o local? De todas, talvez esta seja mesmo a escolha mais difícil para quem quer ingressar no mercado Fitness. A localização pode ser a razão do sucesso ou, então, do fracasso de uma academia. E, para escolher o melhor lugar, tudo vai depender de qual público você quer atingir, quanto pretende gastar e, é claro, da concorrência.
Você deve pensar em todos os detalhes com muita antecedência e planejar minuciosamente o tamanho, estilo e o investimento a ser feito no local da sua academia. Para ajudar nessa decisão e dar um pontapé nesse processo, selecionamos alguns aspectos que não podem ficar de fora dessa análise. Confira dicas do que você deve levar em conta na hora de escolher um bom local para sua academia:
Saiba quais as necessidades do seu público-alvo
O público-alvo é que define tudo o que vai ser feito na sua academia, desde os serviços que serão oferecidos até a decoração. Então, o seu plano de negócio já deve ter um perfil de público-alvo bem delineado – e isso vai influenciar muito na escolha do local. É isso que vai determinar, por exemplo, o tamanho do estabelecimento e a divisão dos espaços internos. Então, antes de começar a procurar um local, tenha bem claro qual o seu público-alvo!
Analise a concorrência
Observe se existem outras academias nos arredores e que tipo de público as frequentam. Isso pode ser decisivo para você escolher entre um local e outro. Se você pretende se instalar onde já existem outras academias, pode optar por serviços que atendam a um público diferente – e assim definir seu plano de negócio com base nessa estratégia.
Nesse sentido, academias que investem em bons equipamentos estão um passo à frente da concorrência, pois acabam atraindo os alunos das outras academias da mesma região.
Atente para a acessibilidade
Quanto mais próximos os alunos estiverem da academia, melhor. Uma boa dica é procurar locais onde há muita circulação de pessoas, que fique no caminho da casa para o trabalho e do trabalho para casa. Outra opção é procurar atender bairros mais populosos.
Saiba a divisão de espaços internos e o tamanho necessário para os serviços que você vai oferecer
Além do espaço para treinos em aparelhos, outras divisões são necessárias, como área para alongamento, recepção, vestiários, banheiros, salas para aulas de ginástica, sala para avaliação etc. A quantidade e o tamanho de cada um depende também do seu público-alvo (e de quanto você pretende investir).
A escolha de equipamentos também deve ser feita conforme a necessidade de espaço físico x utilização. Você deve observar a distribuição dos aparelhos conforme a ocupação da sala por atividade, dia e horário (e esses indicadores deverão ser monitorados pelo gestor para possíveis adaptações).