Em épocas de crise, os empresários repetem o mesmo discurso: é preciso cortar custos, reduzir pessoal, acabar com promoções, pois de qualquer maneira, o consumidor some. Afinal, gastos “supérfluos”, como a prática de esportes e academias de ginástica, são cortados imediatamente quando o orçamento familiar aperta.
Mas você sabia que consultores afirmam que nunca é hora de parar de investir e, em momentos de instabilidade, como o que o Brasil atravessa agora, pode ser também um momento de crescimento e de consolidação para empreendedores atentos? Acompanhe os pontos abaixo e analise como o seu empreendimento está passando por essa tempestade!
Foco no cliente
Cliente gosta de atenção, mesmo que seja uma toalhinha fresca no final do treino. Faça pesquisas informais com os frequentadores de sua academia para entender os seus desejos e as suas reclamações e implemente algumas dessas ideias. Cliente bem atendido faz propaganda gratuita da academia para amigos, parentes e vizinhos, aumentando as chances de novos alunos entrarem, apesar da crise.
A importância da comunicação
Procure expandir os seus canais de comunicação com o seu público atual e com o seu público potencial. Crie e mantenha uma página no Facebook, informando sobre os serviços e sobre as atividades de sua academia, promova ações virtuais e participe dos grupos, nessa rede social, sobre o seu bairro.
Existem empresas especializadas em produzir conteúdo e realizar interações via redes sociais, com preços bem acessíveis! Não pare de investir por causa da crise, quem sempre está por perto com uma atitude positiva é também sempre lembrado.
Os investimentos
Faça cálculos e planilhas para não parar de investir um mínimo de dinheiro que seja. No lugar de trocar todos os aparelhos de uma vez, faça compras aos poucos, mas sempre ofereça equipamentos e serviços de qualidade aos seus clientes.
Academias bem equipadas e com boa manutenção dificilmente perdem público, mesmo em tempos de crise. Pesquise com o seu gerente, no banco de sua preferência, formas de financiamento para conseguir o montante necessário.
Equipe unida
Invista em seus funcionários, eles são os principais embaixadores da marca. Um staff desmotivado não atende com a mesma atenção e com a mesma cortesia que aqueles animados e felizes.
Analise com cada um dos membros de sua equipe a situação na empresa, possibilidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. Pequenas ações, prêmios e reconhecimento público mantêm a moral da equipe em alta, reduzem o turnover (saída de pessoal) e retêm os alunos.
Trocas e parcerias
Infelizmente a crise chegou para todos. Mas seus parceiros podem estar abertos a sugestões de ações em sua academia com seus alunos, como demonstração/degustação de produtos ou serviços, além de oferecer descontos diferenciados.
Outra ideia que pode ajudar é praticar o bom e velho escambo — oferecer serviços em troca de outros. A união dos empreendedores pode ajudar para que todos tenham algum ganho nesses tempos difíceis.
Crises são como ondas no mar: vão e vêm. O segredo para se manter é não parar de investir, mesmo em tempos difíceis, e buscar soluções práticas e inovadoras para alcançar os resultados esperados. Crises não são para sempre e quando o panorama econômico virar e as pessoas voltarem a consumir normalmente, sai na frente o empreendedor que investiu na qualidade do produto ou do serviço.
Você, empresário, o que está fazendo para sobreviver em meio a essa crise? Deixe o seu comentário abaixo, contando a sua experiência!