Se você tem alguma experiência em gerenciar academias, já deve saber que todo ano é a mesma coisa: é só as temperaturas começarem a diminuir para alunos deixarem a malhação de lado. O mesmo acontece nos meses de férias de verão, entre dezembro e fevereiro, quando muita gente sai para viajar e abandona o ‘projeto verão’ e a rotina de exercícios. Mas, depois disso, lá estão os clientes no balcão outra vez querendo se matricular para voltar a cuidar da saúde, da aparência etc.
Apesar de, à primeira vista, essa sazonalidade ser considerada um problema, também pode ser uma grande vantagem. Afinal, nem todos os setores podem prever com tanta precisão os períodos de evasão de clientes e traçar estratégias para mantê-los, não é? E aí está o grande segredo para gerenciar academias de sucesso e aumentar a taxa de retenção de alunos: planejamento.
Com a concorrência do mercado Fitness aumentando (apenas 3% da população brasileira frequenta academias, mas este número está aumentando) e um período de crise econômica no país, está mais do que na hora de adotar estratégias para que seus alunos encarem a academia como uma escolha de ter um estilo de vida saudável – e não como algo temporário. Confira o que algumas academias de sucesso estão fazendo para reforçar essa ideia e estimular seus clientes a continuar malhando:
1) Incentive o uso de aplicativos
Aplicativos podem ser uma arma poderosa para fidelizar clientes! Os smartphones têm sido grandes aliados de quem quer malhar. Eles ajudam a manter a rotina de exercícios, informando horário de aulas e treinos e ajudando a alimentar-se bem com dicas de receitas, contagem de calorias etc. Ou seja, são uma forma eficiente (e sem nenhum custo adicional) para manter seus alunos motivados. Você pode recomendar aplicativos já existentes, como o EVO 3, Dna Plus, My Fitness Pal, RunKeeper e o Wiki4fit. Ou, se quiser investir, contrate um profissional para elaborar um aplicativo próprio para a sua academia.
2) Marketing digital: ofereça conteúdo relevante e mantenha um relacionamento com os clientes por meio digitais como site, blog, e-mail e redes sociais
Outra forma de se aproximar dos clientes e manter um relacionamento com eles para além do tempo do treino é fornecer informações relevantes por meio de um site, blog, páginas nas redes sociais ou por e-mail. Se você quer ser referência nessa área, é fundamental ter contas em pelo menos um canal e mantê-lo atualizado com conteúdos úteis (podem ser próprios ou pesquisas, notícias e materiais de outros veículos). Se quiser investir, você também pode elaborar campanhas de marketing digital para atrair novos clientes.
3) Promova eventos e atividades coletivas
A interação social geralmente é vista como algo secundário nas academias. Por isso, é importante mostrar aos alunos que a academia também é um espaço para conhecer pessoas novas. Para isso, você pode apostar em aulas coletivas em diferentes dias da semana e em espaços abertos (aulas de yoga em parques, por exemplo) e estimular a integração. Uma segunda opção é formar grupos de corrida e assim estimular a atividade física fora do espaço da academia. Outra boa ideia é promover aulas sobre nutrição, exercícios físicos, festas temáticas ou eventos sociais. Converse com seus alunos e saiba o que pode contribuir mais com a rotina deles.
4) Ofereça vantagens a clientes fiéis
De nada adianta investir em diversas formas de manter os clientes e não oferecer nenhuma vantagem a eles. Por isso, não se esqueça de oferecer descontos e benefícios, além de estar sempre em contato com suas demandas, reclamações ou sugestões.